Inicio Contato Loja Parceiros
0

Convites de casamento: verdade e mitos...o que pode e o que não pode?


Olá meninas e meninos ansiosos pelo seu grande dia!!!

Este post é para esclarecer dúvidas que meus queridos clientes e seguidores enviaram recentemente sobre erros comuns no convite de casamento, o que pode e o que não pode ter em um convite de casamento.

Para começar, vou contar uma historinha da vida real, que não aconteceu comigo, mas com uma amiga que obviamente não vou citar o nome. Os noivos escolheram o convite dos seus sonhos!!! A sua cara!!! As cores que eles quiseram, a disposição dos nomes do jeito que eles quiseram, aprovaram layout, pagaram, esperaram, ficaram prontos e enfim chegaram: do jeito que eles sonharam!!! Lindos, modernos, com um toque pessoal exclusivo!!!

Os primeiros a receber o convite tão especial, planejado e sonhado foram os pais da noiva.
Daí começou toda a ladainha... O pai não gostou nenhum pouco do modelo escolhido, achou uma falta de respeito o nome dele não aparecer no convite. A mãe achou a cor chamativa demais, o papel fino demais, o laço grosso demais...foi uma decepção. O pai resolveu que mandaria reimprimir o convite da maneira tradicional. A mãe escolheu um modelo clássico, branco, como nos velhos tempos... e a vontade do casal foi atropelada por um caminhão de imposições e tradições porque já pensou o que os familiares iriam pensar daquele convite moderno, diferente, chamativo, onde os noivos convidam para a cerimônia e os nomes dos pais nem mesmo aparecem???



O que me dizem da historinha? Já imaginou ou conhece alguém que passou por isso? O que você faria?

Bem, “os tempos estão mudados”, é verdade. E nem todo mundo gosta de modernidade. Mas, o que deve prevalecer? A tradição ou a vontade do casal?

Seus pais certamente já tiveram o momento deles, o momento da escolha do convite, do vestido, da decoração, do bolo, etc...70% de chance que tiveram a participação dos seus avós nestas escolhas. Certamente seus pais gostariam de ser consultados e de participar nas suas escolhas neste momento tão especial para toda a família.  Mas, significa que a opinião deles deve prevalecer? Uma boa conversa é sempre o caminho certo para evitar esse tipo de decepção que gera tristeza e estresse num momento que deveria ser de alegria para todos.



Antigamente, os pais da noiva eram responsáveis por oferecer a festa de casamento, como uma espécie de “dote”. Em algumas culturas, isto ainda prevalece.  Daí a origem daqueles convites tradicionais, onde o nome da noiva e dos pais da noiva aparecem primeiro, seguido do nome dos pais do noivo e do noivo.  Colocava-se o endereço dos pais que era para onde os convidados deveriam enviar os presentes.

 Li por aqui em minhas andanças pela net, que depois de um tempo, passou-se a utilizar a ordem dos nomes no convite de acordo com “quem bancava a festa”.  Se eram os pais da noiva, estes vinham primeiro, se eram os pais do noivo, estes vinham primeiro e se eram os próprios noivos, estes vinham na frente “juntamente com os seus pais”... Fiquei horrorizada!!! Qual o objetivo de eu deixar bem claro para os meus convidados quem está “bancando a festa”? Hunf :/


Felizmente, nos tempos modernos, todas estas tradições caíram por terra! Hoje o casal decide o tipo de cerimônia, qual a disposição dos nomes no seu convite, se vão mencionar ou não os nomes dos pais ( o que acho de bom tom quando não há impasses familiares, pois não deixa de ser uma demonstração de carinho e consideração por eles), também decidem a cor, o tipo de papel, o modelo...há inúmeras opções no mercado e certamente cada um encontrará um convite especial para chamar de seu...rsrsrs



Tudo é permitido em termos de convites, ou melhor, quase tudo.  O que não pode?



Não pode ter erros de grafia, isso é feio né? Um erro sutil, mas muito comum é o tal do “in memoriam” com “N” no final...isso não pode. In memoriam vem do latim...é com M no final. Na dúvida substitua a expressão por outras como “sempre presente”, “em nossos corações”, ou simplesmente um coração ao lado do nome dos pais falecidos. Erros de escrita são inúmeros: crase onde não existe, letra minúscula em nome de rua, enfim...seja chato e observe tudo. Vale pedir ajuda para quem entende ou um amigo cdf para não ter erro.

Também não pode exagerar. Convites enoormes ou pequenos demais.
O mais comum são os modelos 21x15, li por aí que até 28x18 é permitido, mais do que isso é exagero. Convites pequenos ( 10x15) também  não são legais pois pouco espaço torna difícil a distribuição das informações, fica tudo apertadinho e isso pode confundir os convidados, especialmente os mais velhos. A menos que seja uma cerimônia bem intima, prefira um pouco maior, tipo um quadradinho 15x15 que também está super  na moda...mas lembrem-se do que eu falei no começo:  fica à seu critério.

Pode incluir lista de presente, convitinho individual e outros apetrechos anexados no seu convite?
Até pode, mas o correto seria mesmo enviar o convite com os nomes exatos dos convidados, delimitando dessa forma o número de pessoas. Por exemplo: uma família com 5 pessoas tipo  casal e 3 filhos:  escreva no envelope “Fulano, Cicrana e filhos” ( ou o nome deles ou apelido, porque não?) . Assim, subentende-se que não é permitido levar o vizinho, hehehehe... No caso de adolescentes e seus namorados...  Fulano, Cicrana, Fulaninha e namoradinho ( ou nome dele). Aqui ela vai entender que o namorado tb é bem-vindo.
Olha que ideia legal!!!!
 Lista de presente não deveria ser uma imposição, mas o presente deveria ficar à critério do convidado e ser informado apenas se o convidado perguntar ( e sim, é de bom tom o convidado enviar um presente!!!rsrsrs).
Uma boa opção são os blogs de casamento que já contém todas estas informações: lista de presente, confirmação de presença, mapa do local, enfim...Faça um blog ( tem opções ótimas gratuitas na net) e simplesmente informe no convite: “Para maiores informações acesse nosso site: doispombinhos.com.br” . Bingo! Esqueça os apetrechos anexados que além de tudo são cobrados pela gráfica e não sai barato...

Preciso fazer um convite caro? Depende...se você fizer questão e puder pagar, por que não? Mas se eu fosse você, eu escolheria um modelo bonito, elegante e econômico e gastaria o restante da grana com outro item por exemplo, decoração, lembrancinha, lua de mel... ( veja bem: economia não significa que seu convite deva ser feito de qualquer jeito...lembre-se que ele é a porta de entrada do seu evento, tem que ser especial... assim, não é qualquer  papel vergê da papelaria que pode virar um convite, certo? Use de critério...)

Puro luxo!!!

Simples...quando menos é  mais!






                         Resumindo, regra que é regra não existe...existe bom tom e "chatisse". Tem  sempre essa gente chata que acha que tem que ser assim e coloca sua opinião como verdade absoluta. E não é.  A verdade mesmo é que cada um conhece sua realidade, sua família, suas preocupações e seu bolso.

Assim, pesquise, se informe, consulte a opinião dos seus pais e de outros  mas não deixe que  ninguém sobreponha as suas vontades para este dia, à menos que estejam pagando tudo... e mesmo assim, vale uma boa conversa sincera sobre seus desejos, certamente eles ficarão felizes em  atendê-los, lembre-se que sempre deve haver um meio termo para que ambos fiquem felizes...afinal, FELICIDADE é tudo que queremos para este dia tão especial!!!



Hasta la vista baby, e CARPEDIEM!!! Sempre!

0 comentários: